Notícias

Das Arras ou Sinal

31/08/2020 - Das Arras ou Sinal

noticias

Das Arras ou Sinal

Quando o contrato é cumprido corretamente, as arras podem ser devolvidas, ou abatidas do valor que ainda falta para quitação do contrato, o que costuma ocorrer com mais frequência.

No caso de descumprimento do contrato, se quem deu as arras, ou pagou o sinal, desiste do negócio, ele perde o valor das arras em favor da parte contrária. No caso de quem recebeu as arras desistir do contrato, terá que devolvê-las em dobro a quem as pagou.

O contrato também pode prever o direito de arrependimento. Nesse caso, não há direito à indenização suplementar, pois as arras já servem como indenização suficiente.

Caso o contrato não tenha previsão do direito de arrependimento, a parte prejudicada poderá solicitar, judicialmente, além das arras, os demais prejuízos que ocorreram em razão do desfazimento do contrato.

As arras estão previstas nos artigos 417 a 420 d0 Código Civil.

 

LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

 

Art. 417. Se, por ocasião da conclusão do contrato, uma parte der à outra, a título de arras, dinheiro ou outro bem móvel, deverão as arras, em caso de execução, ser restituídas ou computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal.

Art. 418. Se a parte que deu as arras não executar o contrato, poderá a outra tê-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecução for de quem recebeu as arras, poderá quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado.

Art. 419. A parte inocente pode pedir indenização suplementar, se provar maior prejuízo, valendo as arras como taxa mínima. Pode, também, a parte inocente exigir a execução do contrato, com as perdas e danos, valendo as arras como o mínimo da indenização.

Art. 420. Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória. Neste caso, quem as deu perdê-las-á em benefício da outra parte; e quem as recebeu devolvê-las-á, mais o equivalente. Em ambos os casos não haverá direito a indenização suplementar.




Fonte: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT / por ACS

Outras Notícias

Aluguel de Vagas e Quartos na UERJ do Patronato, SG

Alugo Vagas em República Feminina em frente a Faculdade de Formação de Professores (FFP na UERJ). OBS: Opções em q...

Aluguel de Vaga em República Feminina para morar em frente a Faculdade de Formação de Professores - FFP (UERJ) no Patronato - SG

descrição ALUGUEL VAGA EM REPUBLICA FEMININA JÁ INCLUSO IPTU E INTERNET EM QUARTO DUPLO POR APENAS 750,00 REAIS CADA UMA OU R$...

Comprar e Vender Imóveis nunca foi tão fácil e tão rápido!

A Lessa Imóveis continua simplificando tua sua vida durante a pandemia. Ligue agora ou mande um whatsapp para (21)96412-6169 e descubra quanta...

Lessa Imóveis: Imobiliária exclusiva em Niterói

Lessa Imóveis: Imobiliária exclusiva em Niterói https://www.lessaimoveis.com.br Imobili&aa...

#lessa_imoveis

Nós temos substancial resultados na internet através dos diversos portais de anúncios utilizados por nós. Atuamos na &aacu...

Imóveis Novos na Lessa imóveis Unidade Niterói

Niterói - RJ - Lançamento Apto em Niterói Anúncio·https://www.lessaimoveis.com.br/ ...

Apartamento com 2 quartos à venda em Niterói, RJ

Apartamentos com 2 quartos à venda em Niterói, RJ - Lessa Imóveis ... https://www.lessaimoveis.com.br › ... ›...

Lessa Imóveis - lessaimoveis.com.br

Loft | mais que imobiliária - Loft compra e venda de imóveis Anúncio·https://www.loft.com.br/ ...

AINDA VALE A PENA COMPRAR IMÓVEL PARA ALUGAR EM 2021?

AINDA VALE A PENA COMPRAR IMÓVEL PARA ALUGAR EM 2021? Entre as variações de juros e a taxa inflacionária, vale a pena...

Permutar em Niterói

Permute com quem entende de Permuta. www.lessaimoveis.com

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre Nós

  • Os melhores imóveis do mercado estão aqui!


    Permutas:
     www.lessaimoveis.com

    Oportunidades:
     www.imoveisniteroi.com

    Lançamentos:
    www.eduardolessaimoveis.com.br

    UNIDADE: NITERÓI SEDE PRÓPRIA
    LESSA IMÓVEIS
     

    Somos especializados em gestão patrimonial dentro do segmento imobiliário, com vocação para o gerenciamento e a coordenação de todos os aspectos inerentes à venda e à administração de locações de imóveis residenciais, comerciais, áreas rurais e industriais.


    Sede própria

    NITERÒI
    ​​​​
    Avenida Amaral Peixoto,455 - Sala 1006 - Edifício Cupello - Centro - Niterói - RJ

    Creci. 41.002

    Telefones: 
    (21) 3242-6554  
    (21) 2705-7649  


    whatsapp: 
    (21) 96412-6169
    (21) 98658-4019


    Faça suas sugestões ou reclamações através do: 02127057649

     

Contato

  •   SEDE PRÓPRIA: Avenida Ernani do Amaral Peixoto,455 - Sala 1006 - Centro Empresarial Cupello - cep:24005-900 - Centro - Niterói - RJ

  •   (21)3242-6554 / (21)98658-4019 / (21)96412-6169 - Nos Imóveis abaixo de 200 mil a comissão mínima será de 10 mil. Racismo é crime! Denuncie.

  •   9:00 as 17:00 horas

  •   Fale Conosco
  •   Política de Privacidade

www.lessaimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.